terça-feira, 11 de novembro de 2014

Olinda e a família contemporânea

Enquanto as mãos cortam, enrolam, costuram, 
o coração e o pensamento passeiam 
em sentimentos e reflexões sobre 
a configuração familiar na contemporaneidade. 


A Família Contemporânea - oficina teórico-prática com Nina Veiga

Buscaremos afirmar a potência das relações e, deste modo, favorecer um modo de existir saudável que busca evitar a perpetuação de conceitos aprisionantes. Falaremos também sobre a concepção estética dos pequenos bonecos flexíveis e suas características para o brincar.

Nossa oficina fornece todo o material e cada participante faz uma família com 4 personagens articulados e um bebê. Não é somente uma oficina técnica, pois associa, segundo a abordagem antroposófica, o pensar e o sentir ao processo da confecção (fazer). O embasamento teórico é ampliado pela antroposofia.

Objetivos:
> Possibilitar o contato com a concepção estética Waldorf do brinquedo.
> Conversar sobre os desafios da família contemporânea.
> Trabalhar a sensibilização manual através da construção de bonecos.
> Confeccionar uma família flexível  inspirada na Educação Waldorf com quatro personagens entre 12 e 15 cm e um bebê.

Data: 1, 2, 3 e 4 de dezembro de 2014.
Horário: De segunda à quinta, das 18h às 22h.
Duração: 20 horas/aula, sendo 16 horas presenciais + 4 horas apostiladas.


Inscrições abertas!

Local: Associação MATURI - Alto da Sé, Olinda, PE
Inscriçõesjardimmaturi@gmail.com | 81.9672.4969 | 8875.9230
Valor: R$ 400 (R$ 350 até 15/11) 
Oferecemosmaterial completo, instruções impressas e moldes, certificado

Informações pedagógicas com Nina Veiganinaveiga@ninaveiga.com.br

DocenteAna Lygia Vieira Schil da [Nina] Veiga é escritora e educadora Waldorf, com oficinas e workshops ministrados em Londres, Portugal, Suíça, Uruguay e de Norte a Sul do Brasil. Está a doutorar-se em Educação pela UFJF e Universidade de Lisboa. É pesquisadora do IELT, Instituto de Estudos da Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa, onde realiza pesquisa junto às artes manuais e o brincar.  É mestre em Cultura e Linguagem, psicopedagoga artística. Especialista em Docência do Ensino Superior. Desenvolve trabalhos de formação pessoal, especialmente com professores. Dá apoio educacional a pais e instituições. Oferece suporte a bonequeiras que queiram se tornar profissionais no Brasil e no exterior. O Nina Veiga Atelier promove geração de renda junto a mulheres em home office, dentro do conceito de comércio justo. Cria brinquedos inspirados no conhecimento antroposófico, levando em conta a imagem ampliada do ser humano e as necessidades da criança contemporânea. Investe na valorização do trabalho manual em contato com materiais e  concepções que possibilitem a composição de uma ética, de uma estética e uma política da vida viva. 


Informações: 81.9672.4969 | 8875.9230