Pós-graduação Artes-manuais para a Educação

Curso presencial em nível de Especialização lato sensu reconhecido pelo MEC.

Algumas informações disponíveis: 

A PARTIR DE AGORA SÓ NOS COMUNICAREMOS PELO EMAIL:


Inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas 
entre 2 de maio e 3 de junho
 EXCLUSIVAMENTE 
pelo site d'A Casa Tombada:

As entrevistas de seleção devem acontecer nos dias 7, 8 e 9 de junho n' A Casa Tombada.

As matrículas se darão entre 13 e 17 de junho.

As aulas começam em 19 de agosto de 2016.

 A faculdade na qual realizaremos o projeto será a Facon (http://www.faculdadedeconchas.com.br/polos,estado,35,sao-paulo) no polo A Casa Tombada(http://www.acasatombada.com/#!sobre-a-casa/c1r52). Certificação reconhecida pelo MEC.


Leiam com atenção as informações abaixo.


Contato exclusivo PELO EMAIL: artesmanuais.pos@gmail.com 

As matrículas e mensalidades ficarão em 537 reais com 10% de desconto para pagamentos até a data do vencimento: 483,30 reais.

O material é de responsabilidade dos alunos. 

A lista de material para cada atividade artística será fornecida com um mês de antecedência.

Toda a documentação deverá ser entregue no ato da matrícula.

Atualizamos a lista de docentes abaixo e disponibilizamos trechos do Plano de Curso aprovado (a configuração das disciplinas é diferente dos módulos):


Gestor responsável: Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação: Profa. Dra. Ana Lygia Vieira Schil da [Nina] Veiga
 Corpo docente
Abaixo os professores contratados, lembrando que teremos outros professores convidados com e sem titulação.
Disciplina
Nome do professor(a)
Titulação
Endereço (link) Curriculum Lattes
Metodologia da Pesquisa
Jonas Bach Jr.
Doutor
Didática do Ensino Superior
Giuliano Tierno de Siqueira
Doutor
Fundamentos Epistemológicos da Educação
Adelia Maria Nicolete Abreu
Doutora
Política e Legislação Educacional
Marcela Fernandes de Carvalho
Mestre
O currículo das Artes-manuais na Pedagogia Waldorf e o desenvolvimento humano
Ana Lygia Vieira Schil da Veiga
Doutora
Fundamentos das Artes-manuais escolares
Flavia Beatris Koury Ferreira
Especialista
O currículo das Artes-Manuais na Pedagogia Waldorf: da Educação Infantil ao Ensino Médio
Marit Scheibe
Mestre
Estudos transversais em artes-manuais escolares
Mariana de Souza Guimarães
Mestre
A arte-manual  e a construção de brinquedos
Ana Lygia Vieira Schil da Veiga
Doutora
As artes-manuais na literatura
Angela Castelo Branco Teixeira
Mestre
Professores não contratados – módulos específicos
Artes-manuais, educação e craftvismo em espaços não-escolares
Profa. Dra. Andréa Cordeiro
Doutora
(Bonequeiras sem Fronteiras, docente na UFPR- Universidade Federal do Paraná)
Atelierista
Luis Vicente Barros Cardoso de Melo
Mestre
Professor agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
http://lattes.cnpq.br/7571872416074782
Atelierista
Aline Christina Gonet Amaral
Graduada
Resgata a tradição do trabalho manual através de inspirações indígenas
Atelierista
Cathia Fernandes
Graduada
Professora de Artes-Manuais na Escola Waldorf Anabá com 15 anos de experiência
Atelierista
Dione Malheiros
Técnica
Terapeuta Artística Antroposófica e professora de Artes-Manuais em escolas Waldorf com 20 anos de experiência



As aulas acontecerão em módulos de 20 horas às sextas-feiras das 19h às 22h, sábados das 8h30 às 18h e domingos das 8h30 às 16h, haverá módulos duplos em janeiro, julho e outubro.

2016
19, 20 e 21 de agosto   
16, 17 e 18 de setembro
13, 14, 15 e 16 de outubro*
11, 12 e 13 de novembro
9, 10 e 11 de dezembro

2017
12,13, 14 e 15 de janeiro*
10, 11 e 12 de fevereiro
10, 11 e 12 de março
21, 22 e 23 de abril
12, 13 e 14 de maio
9, 10 e 11 de junho
20, 21, 22 e 23 de julho*
11, 12 e 13 de agosto
8, 9 e 10 de setembro
12, 13, 14 e 15 de outubro*
10, 11 e 12 de novembro
8, 9 e 10 de dezembro

* horário dos módulos duplos: 
quinta-feira, das 8h30 às 18h30
sexta-feira, das 8h30 às 18h30
sábado, das 8h30 às 18h30
Domingo, das 8h30 às 16h30

Disciplinas centrais: 
Conteúdo Programático é composto de eixos centrais (abaixo), dos quais se abrem módulos específicos. As atividades artísticas acontecerão em todos os módulos:

 Metodologia da Pesquisa Científica
Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica e das principais linhas de pensamento epistemológico, com ênfase nas visões contemporâneas e na antroposofia. Nascimento da ciência moderna: o método científico. A ciência contemporânea: o desafio da complexidade. A investigação científica: lógica, linguagem e método. Conceito de ciência do espírito e senso comum. Fenomenologia da natureza (Goethe) como fundamento da pesquisa em educação (Steiner). Planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa e elaboração de monografias e textos científicos.

Didática do Ensino Superior
A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A Didática Waldorf e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.

Fundamentos Epistemológicos da Educação
A formação epistemológica do professor e sua atuação no processo de apropriação do conhecimento. As teorias do conhecimento. A formação de professores e a possibilidade de superação da dicotomia entre o saber e o fazer docente. A epistemologia relacional e o desenvolvimento de uma postura investigativa no processo de ensinar e aprender.

1.4.4. Política e Legislação Educacional
Política educacional – estrutura e funcionamento da educação básica apontamentos históricos: estado, sociedade civil e educação. No Brasil: o percurso legal das políticas educacionais. Aspectos legais das políticas educacionais. A constituição brasileira: da educação. A legislação e as reflexões acerca da constituição das políticas educacionais.

Fundamentos das Artes-Manuais escolares
Introdução à inteligência manual. História das artes-manuais na educação. Filosofia, sociologia e antropologia das artes-manuais.

O currículo das Artes-Manuais na Pedagogia Waldorf e o desenvolvimento humano
As fases da vida e o desenvolvimento da criança. Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na arte da educação da Pedagogia Waldorf.

O currículo das Artes-Manuais na Pedagogia Waldorf: da Educação Infantil ao Ensino Médio
As fases da vida e o desenvolvimento da criança. Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na arte da educação da Pedagogia Waldorf.

Estudos transversais em Artes-Manuais escolares
Estudos transversais: as artes-manuais e as demais disciplinas escolares. As artes-manuais e a educação fora da escola. Arte-manual no currículo de artes na escola convencional. Elementos da cultura popular na escola através das artes-manuais. Meio-ambiente e artes-manuais:  da matéria bruta à artesania em sala de aula.

A Arte-Manual e a construção de brinquedos
O brincar e o brinquedo na sala de aula e fora dela. A estética do brincar e do brinquedo. A arte-manual na construção de brinquedos. A arte-manual na construção de brinquedos: protagonismo infantil.

As Artes-Manuais na literatura
Aproximar as palavras literatura e corpo, a partir do paradigma da experiência, que considera os saberes e narrativas de cada um. Por meio da leitura de textos literários que abordam o fazer manual, como, por exemplo: A moça tecelã, os mitos de Aracne, Filomena e Penélope, além de textos de Virgínia Woolf e Maria Gabriela Llansol que tratam do ofício da escrita como uma prática do corpo como um todo e não exclusivamente da razão. Trabalhar as memórias têxteis e a escritura de cada um, considerando que cada página escrita é uma paisagem a ser tecida.

 TCC (artigo de conclusão de curso)

*  Os cronogramas das aulas serão entregues no começo de cada semestre.
** O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído em até 90 dias após o término das disciplinas. Entende-se por TCC nesse curso, a preparação e apresentação pública de uma monografia para uma banca de especialistas, mestres e/ou doutores. A carga horária desse trabalho não está somada à carga total do curso.
*** As atividades artísticas comporão parte importante da avaliação de desempenho juntamente com a monografia.



Relembrando:
Ao se matricular, o aluno se compromete com a pesquisa científica, de base goetheana, e a produção de conhecimento.

A organização dos encontros seguirá a inspiração antroposófica, especialmente, a Pedagogia Social. 

O aluno será convidado à proatividade e ao protagonismo. Algumas comissões já se mostram necessárias: alimentação, material artístico, acolhimento, finanças.

Nossas finanças seguirão em aberto e da adimplência surgirá a possibilidade de constituição de um fundo de bolsas e descontos.



Que se torne bom
Aquilo
Que com nossos corações,
Com alma serena,
Queremos fundar.
Que se torne bom
Aquilo
Que com nossas cabeças,
Com vontade plena,
Queremos guiar.
R.S.


Minha gratidão imensa pela possibilidade de estarmos juntos na sistematização do conhecimento das Artes-Manuais escolares, a ampliar sua legitimação junto ao currículo, com base no exemplo positivo da Educação Waldorf. 


Despeço-me na alegria, reafirmando que a comunicação somente pelo email:artesmanuais.pos@gmail.com

Profa. Dra. Ana [Nina] Veiga
Coordenadora Pedagógica.


Pré-matricula: clique aqui