Curso presencial em nível de Especialização lato sensu reconhecido pelo MEC.
Algumas informações disponíveis:
A PARTIR DE AGORA SÓ NOS COMUNICAREMOS PELO EMAIL:
Inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas
entre 2 de maio e 3 de junho
entre 2 de maio e 3 de junho
EXCLUSIVAMENTE
pelo site d'A Casa Tombada:
As entrevistas de seleção devem acontecer nos dias 7, 8 e 9 de junho n' A Casa Tombada.
As matrículas se darão entre 13 e 17 de junho.
As aulas começam em 19 de agosto de 2016.
A faculdade na qual realizaremos o projeto será a Facon (http://www. faculdadedeconchas.com.br/ polos,estado,35,sao-paulo) no polo A Casa Tombada(http://www. acasatombada.com/#!sobre-a- casa/c1r52). Certificação reconhecida pelo MEC.
Leiam com atenção as informações abaixo.
As matrículas e mensalidades ficarão em 537 reais com 10% de desconto para pagamentos até a data do vencimento: 483,30 reais.
O material é de responsabilidade dos alunos.
A lista de material para cada atividade artística será fornecida com um mês de antecedência.
Toda a documentação deverá ser entregue no ato da matrícula.
Atualizamos a lista de docentes abaixo e disponibilizamos trechos do Plano de Curso aprovado (a configuração das disciplinas é diferente dos módulos):
Gestor responsável: Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
Coordenação:
Profa. Dra. Ana Lygia Vieira Schil da [Nina] Veiga
Corpo docente
Abaixo os professores contratados,
lembrando que teremos outros professores convidados com e sem titulação.
|
|||
Disciplina
|
Nome do
professor(a)
|
Titulação
|
Endereço (link)
Curriculum Lattes
|
Metodologia da Pesquisa
|
Jonas Bach Jr.
|
Doutor
|
|
Didática do Ensino Superior
|
Giuliano Tierno de Siqueira
|
Doutor
|
|
Fundamentos Epistemológicos da
Educação
|
Adelia Maria Nicolete Abreu
|
Doutora
|
|
Política e Legislação Educacional
|
Marcela Fernandes de Carvalho
|
Mestre
|
|
O currículo das Artes-manuais na
Pedagogia Waldorf e o desenvolvimento humano
|
Ana Lygia Vieira Schil da Veiga
|
Doutora
|
|
Fundamentos das Artes-manuais
escolares
|
Flavia Beatris Koury Ferreira
|
Especialista
|
|
O currículo das Artes-Manuais na
Pedagogia Waldorf: da Educação Infantil ao Ensino Médio
|
Marit Scheibe
|
Mestre
|
|
Estudos transversais em artes-manuais
escolares
|
Mariana de Souza Guimarães
|
Mestre
|
|
A arte-manual e a construção de
brinquedos
|
Ana Lygia Vieira Schil da Veiga
|
Doutora
|
|
As artes-manuais na literatura
|
Angela Castelo Branco Teixeira
|
Mestre
|
|
Professores não
contratados – módulos específicos
|
|||
Artes-manuais, educação e craftvismo
em espaços não-escolares
|
Profa. Dra. Andréa Cordeiro
|
Doutora
|
(Bonequeiras sem Fronteiras, docente na UFPR-
Universidade Federal do Paraná)
|
Atelierista
|
Luis Vicente Barros Cardoso de Melo
|
Mestre
|
Professor agregado da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro.
http://lattes.cnpq.br/7571872416074782 |
Atelierista
|
Aline Christina Gonet Amaral
|
Graduada
|
Resgata a tradição do trabalho manual
através de inspirações indígenas
|
Atelierista
|
Cathia Fernandes
|
Graduada
|
Professora de Artes-Manuais na Escola
Waldorf Anabá com 15 anos de experiência
|
Atelierista
|
Dione Malheiros
|
Técnica
|
Terapeuta Artística Antroposófica e
professora de Artes-Manuais em escolas Waldorf com 20 anos de experiência
|
As aulas acontecerão em módulos de 20 horas às sextas-feiras das 19h às 22h, sábados das 8h30 às 18h e domingos das 8h30 às 16h, haverá módulos duplos em janeiro, julho e outubro.
2016
19, 20 e 21 de agosto
16, 17 e 18 de setembro
13, 14, 15 e 16 de outubro*
11, 12 e 13 de novembro
9, 10 e 11 de dezembro
2017
12,13, 14 e 15 de janeiro*
10, 11 e 12 de fevereiro
10, 11 e 12 de março
21, 22 e 23 de abril
12, 13 e 14 de maio
9, 10 e 11 de junho
20, 21, 22 e 23 de julho*
11, 12 e 13 de agosto
8, 9 e 10 de setembro
12, 13, 14 e 15 de outubro*
10, 11 e 12 de novembro
8, 9 e 10 de dezembro
* horário dos módulos duplos:
quinta-feira, das 8h30 às 18h30
sexta-feira, das 8h30 às 18h30
sábado, das 8h30 às 18h30
Domingo, das 8h30 às 16h30
Disciplinas centrais:
Conteúdo Programático é composto de eixos centrais (abaixo),
dos quais se abrem módulos específicos. As atividades artísticas acontecerão em
todos os módulos:
Metodologia da Pesquisa
Científica
Introdução aos conceitos básicos da metodologia
científica e das principais linhas de pensamento epistemológico, com ênfase nas
visões contemporâneas e na antroposofia. Nascimento da ciência moderna: o
método científico. A ciência contemporânea: o desafio da complexidade. A
investigação científica: lógica, linguagem e método. Conceito de ciência do
espírito e senso comum. Fenomenologia da natureza (Goethe) como fundamento da
pesquisa em educação (Steiner). Planejamento da pesquisa cientifica
(finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação
pública de trabalhos de pesquisa e elaboração de monografias e textos
científicos.
Didática do Ensino Superior
A Didática Waldorf no contexto do ensino
superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia,
a universidade como produção do si-mesmo. A Didática Waldorf e as tendências pedagógicas
da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas
necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura
avaliativa: reflexão crítica e alternativas.
Fundamentos Epistemológicos da
Educação
A formação epistemológica do professor e sua
atuação no processo de apropriação do conhecimento. As teorias do conhecimento.
A formação de professores e a possibilidade de superação da dicotomia entre o
saber e o fazer docente. A epistemologia relacional e o desenvolvimento de uma
postura investigativa no processo de ensinar e aprender.
1.4.4. Política e Legislação
Educacional
Política educacional – estrutura e funcionamento
da educação básica apontamentos históricos: estado, sociedade civil e educação.
No Brasil: o percurso legal das políticas educacionais. Aspectos legais das
políticas educacionais. A constituição brasileira: da educação. A legislação e
as reflexões acerca da constituição das políticas educacionais.
Fundamentos das Artes-Manuais
escolares
Introdução à inteligência manual. História das
artes-manuais na educação. Filosofia, sociologia e antropologia das
artes-manuais.
O currículo das Artes-Manuais
na Pedagogia Waldorf e o desenvolvimento humano
As fases da vida e o desenvolvimento da criança.
Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na
arte da educação da Pedagogia Waldorf.
O currículo das Artes-Manuais
na Pedagogia Waldorf: da Educação Infantil ao Ensino Médio
As fases da vida e o desenvolvimento da criança.
Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na
arte da educação da Pedagogia Waldorf.
Estudos transversais em
Artes-Manuais escolares
Estudos transversais: as artes-manuais e as
demais disciplinas escolares. As artes-manuais e a educação fora da escola.
Arte-manual no currículo de artes na escola convencional. Elementos da cultura
popular na escola através das artes-manuais. Meio-ambiente e
artes-manuais: da matéria bruta à
artesania em sala de aula.
A Arte-Manual e a construção de
brinquedos
O brincar e o brinquedo na sala de aula e fora
dela. A estética do brincar e do brinquedo. A arte-manual na construção de
brinquedos. A arte-manual na construção de brinquedos: protagonismo infantil.
As Artes-Manuais na literatura
Aproximar as palavras literatura e corpo, a
partir do paradigma da experiência, que considera os saberes e narrativas de
cada um. Por meio da leitura de textos literários que abordam o fazer manual,
como, por exemplo: A moça tecelã, os mitos de Aracne, Filomena e Penélope, além
de textos de Virgínia Woolf e Maria Gabriela Llansol que tratam do ofício da
escrita como uma prática do corpo como um todo e não exclusivamente da razão.
Trabalhar as memórias têxteis e a escritura de cada um, considerando que cada
página escrita é uma paisagem a ser tecida.
TCC (artigo de conclusão de curso)
* Os cronogramas das aulas serão entregues no começo de
cada semestre.
** O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído em
até 90 dias após o término das disciplinas. Entende-se por TCC nesse curso, a
preparação e apresentação pública de uma monografia para uma banca de
especialistas, mestres e/ou doutores. A carga horária desse trabalho não
está somada à carga total do curso.
*** As atividades artísticas comporão parte importante da
avaliação de desempenho juntamente com a monografia.
Relembrando:
Ao se matricular, o aluno se compromete com a pesquisa científica, de base goetheana, e a produção de conhecimento.
A organização dos encontros seguirá a inspiração antroposófica, especialmente, a Pedagogia Social.
O aluno será convidado à proatividade e ao protagonismo. Algumas comissões já se mostram necessárias: alimentação, material artístico, acolhimento, finanças.
Nossas finanças seguirão em aberto e da adimplência surgirá a possibilidade de constituição de um fundo de bolsas e descontos.
Que se torne bom
Aquilo
Que com nossos corações,
Com alma serena,
Queremos fundar.
Que se torne bom
Aquilo
Que com nossas cabeças,
Com vontade plena,
Queremos guiar.
R.S.
Minha gratidão imensa pela possibilidade de estarmos juntos na sistematização do conhecimento das Artes-Manuais escolares, a ampliar sua legitimação junto ao currículo, com base no exemplo positivo da Educação Waldorf.
Despeço-me na alegria, reafirmando que a comunicação somente pelo email:artesmanuais.pos@gmail.com
Profa. Dra. Ana [Nina] Veiga
Coordenadora Pedagógica.
Pré-matricula: clique aqui